sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um momento para reflexão

Estamos vivendo momentos decisivos no processo da evolução humana e acreditar que ainda somos os co-criadores da vida e portadores de sentimentos nobres, apesar do caos que está emergindo nas atitudes insensatas dos filhos da Terra, é uma questão de defesa,   cuidado, respeito e consideração pela nossa espécie e sua preservação.
Nunca foi tão complicado lidar com o ser humano e sua problemática existencial, a exemplo da comunicação que se tornou  um dos maiores entraves nas relações devido a má utilização de suas ferramentas, principalmente os dons de nascença como a linguagem em todos os seus aspectos. Me atrevo a dizer que se tornou uma epidemia  nos meios sociais a dificuldade de expressão e de compreensão entre as pessoas, o que tem provocado o surgimento de um grande número de aleijados emocionais. Com o propósito de quebrar esse ciclo, precisamos nutrir os relacionamentos com uma boa dosagem de transparência e o exercício constante do comportamento empático, para que na compreensão do outro sejamos capazes de olhar a nós mesmos com mais sinceridade, e praticar a tolerância e a bondade que nos torna seres dignos de pensar, raciocinar e sentir.
Por que insistimos em dificultar uma vida tão curta e evidentemente delimitada pelo nascer e morrer? Será que ficamos lesados pela consciência superficial da matéria e acreditamos que o que vemos é absolutamente real, sem atentar para os mistérios que permeiam a complexidade humana que nem a ciência consegue desvendar?! Acredito que existe uma carência profunda de reflexão sobre o sentido da vida, bem como os principios e valores necessários que possam ajudar a construir uma caminhada mais leve sedimentada de bons momentos e aliviantes relações. E coadunando com essa premissa criar uma capacidade de encarar situações desafiantes com um progressivo senso de justiça, honestidade consciente, discernimento esclarecedor e propulsor de escolhas inteligentes, ações e reações criativas e uma boa dosagem de resiliência.

Um comentário:

  1. Oi tia, aqui é Tati,
    Vc realmente é uma escritora nata! Adorei seu post de nome "Sou eu". Ainda não tive oportunidade de ler todos, mas já deu pra perceber a qualidade do conteúdo. Espero que faça sucesso!
    Bjão

    ResponderExcluir