domingo, 10 de julho de 2011

Começar de novo

Renascer é um processo que não se finda nesta vida onde nada é definitivo e o recomeço é uma constante.

Quando acordamos todo dia de uma noite de sono, somos obrigados a dar andamento a nossa história, e essa é a grande oportunidade que temos de reinventar o que for preciso, para renovar o exercício de viver na personalidade que se estrutura e reestrutura numa contínua progressão.

Não existe repetição na passagem do tempo pois cada momento é único não se reproduz, e é por isso que nascemos e renascemos a cada experiência vivenciada,  aprendendo , desaprendendo e entalhando  marcas que ficam registradas e servem como referência para dar suporte a novos procedimentos.

Construção inacabada eis o que somos, já que não temos acesso ao que pode nos acontecer, e precisamos constantemente nos recompor dos abalos que desestabilizam os sistemas que constituem a fundação do nosso existir.

Tudo é muito imprevisível no que se refere à conduta humana, é uma surpresa diária, nem as nossas atitudes traduzem com exatidão quem somos, muitas vezes são manipulações bem programadas pela sagacidade da inteligência e nem sempre condizem com a verdade.

Até os nossos sentimentos não são bem avaliados, em função da cegueira emocional que nos acomete quando gostamos das pessoas sem preservar o espaço intimo e nos envolvemos com elas esqueçendo de nós mesmos.

Saímos de nós e vamos para o outro, na busca do que achamos que não temos acreditando, sem os devidos cuidados, na completude da parceria que pode ou não se estabelecer,  pois quando deixamos de utilizar o recurso da prudência e do discernimento o engano é fatal.

Boa fé e confiança sem vigilância não combinam com a dualidade do comportamento humano e suas idiossincrasias, quando abrimos a retaguarda o atropelo vem sem socorro imediato, pois é preciso tempo para recuperação dos atritos relacionais.

É necessário estarmos atentos e sempre prontos para começar tudo de novo, sem deixar a frustração e o desencanto arruinar os nossos propósitos e a vontade de prosseguir,  realimentando a motivação e a capacidade de ressurgir das cinzas da desilusão.

Estamos expostos às circunstâncias que fogem ao nosso controle e a atuação camuflada de pessoas que nos cercam, e resistir para não sucumbir é um imperativo básico para se abastecer na fonte do renascimento, poder este inerente a espiritualidade humana.

O potencial de transformação do qual somos dotados é ilimitado, mas somente se usado com sabedoria e consciência focada na determinação de não se deixar vencer pelos impasses da vida.

Amar nunca é demais e é atemporal, não constitui um paradigma nem tampouco um modismo, amar é uma escolha e quando nos predispomos a amar a nós mesmos sem restrições, aos outros sem imposições, e não abrir mão do auto-domínio, tiramos de letra os obstáculos da convivência. E amando somos capazes de recuperar o fôlego e reiniciar o que muitas vezes é interrompido pelas vicissitudes do caminho.

Recomeçar ininterruptamente é resguardar a energia vital e fazer valer o profundo sentido de estar vivo que é a dádiva da própria vida.

Um comentário:

  1. Aniete,
    como é bom te ler! Saber de você!
    Não demora muito, faz disso aqui uma conversa diária.
    Obrigada pela leitura!

    Dani(filha de Geo)

    ResponderExcluir