quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Constatação


Olhar e não ver.

Pensar e não agir.

Querer e não fazer.

Acreditar e não buscar.

Planejar e não realizar.

Reclamar e não sair do lugar.

Sofrer e não se resolver.

Eis a leitura daquele que desperdiça energia vital e se embaraça na protelação da inconstância.
Mas como tudo tem remédio e a cura desejada e partindo do principio de que é sempre hora de aprender, num lampejo de reflexão e foco na ação, tudo pode se reverter.


É muito cômodo, embora sofrido, ficar se justificando dos malefícios dos desacertos sem fazer nenhum esforço para mudar o rumo da situação, gerenciar a vida é exatamente olhar de frente para sua inusitada forma de se manifestar, e estar disposto para aceitar e conviver com a mudança, que é uma constante neste mundo de impermanências.

Diante da insegurança e do medo, o antídoto da coragem revestida de atitudes resolutivas e impulsionadas pela vontade de vencer os obstáculos, é um imperativo de sobrevivência. A vida se retrata no grau de utilização das potencialidades inteligentes das quais uma pessoa é portadora.



O poder do ser humano para solucionar problemas está substanciado na sua capacidade de adaptação e transformação, e quanto mais faz uso e treina esse poder mais produz êxito nos seus propósitos de se fazer feliz e alcançar realizações autênticas. Afinal, o importante não é esperar o melhor acontecer e sim fazer o melhor para acontecer.


A autoconfiança é um guindaste que remove os destroços na construção da vida que porventura são deixados pelo livre proceder. Nutrir a autoconfiança é se dotar de incentivos para estimular um autoconceito positivo e atuar com eficácia nos papéis incorporados nesta vida.

                         Aniete Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário